Home > Artigos > Liga dos Perdedores 3 – Homem Formiga

Liga dos Perdedores 3 – Homem Formiga

O Homem Formiga vai estrear no cinema em breve, deixando de ser um super herói desconhecido para o grande público, mas não importa que o filme seja um sucesso, que surjam uma infinidade de novos fãs do personagem e que toda uma linha de produtos caça-niqueis seja lançada, porque há uma coisa que não mudará: O Homem Formiga é um perdedor, um perdedor engraçado e simpático alguma vezes, mas ainda assim um tremendo perdedor.

O Homem-Formiga em todo seu esplendor e imponência

O Homem-Formiga em todo seu esplendor e imponência

Homem Formiga? Sério?

Bom, eu sei que um codinome desses já não ajuda muito, mas observe os “incríveis” poderes dele: o Homem Formiga possui a capacidade de encolher até o tamanho de… bem… uma formiga, além disso ele desenvolveu a capacidade de se comunicar com esses insetos e controlá-los, o que significa que ele pode chamar a tropa de saúvas mais próxima e fazer um estrago nos inimigos (claro que um revólver seria mais rápido, mas…)

Podem não ser grandes poderes, mas eles permitem que o Homem-Formiga seja quase indetectável, um outro poder importante que ele possui é a super força, sim ele possui super força, quando está com seu traje e encolhe, o pequeno herói possui a força de um homem normal, é como se um homem comum tivesse a força de um gigante. Sendo assim se alguém tentar esmagar o Homem-Formiga, vai se surpreender e provavelmente tomar um pau.

Tá vendo? O personagem não é tão inútil quanto parece. Ele QUASE não é ridículo.

Agora que eu já expliquei sobre suas habilidades básicas, falarei um pouco da história do sujeito, ou melhor, um pouco sobre os homens formigas.

Tremei vilões diante do meu exército de formigas

Tremei vilões diante do meu exército de formigas

Sério que tem mais de um?

Nos quadrinhos existiram TRÊS Homens-Formigas: o cientista Hank Pym que criou o traje original e seus sucessores Scott Lang e Eric O´Grady. Comecemos pelo pioneiro

3-Ants

Hank Pym

Ele apareceu pela primeira vez na revista Tales to Astonish 27 de 1962 e foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby. Nessa aparição inicial Pym é apenas um cientista que descobriu um meio de fazer pessoas e coisas encolherem até o tamanho de insetos e ele tem a “brilhante” ideia de testar o invento em si mesmo e acaba preso num formigueiro, tendo que escapar da fúria das formigas. Essa revista apresentava pequenos contos de ficção científica e histórias bizarras e essa aventura em especial acabou sendo um grande sucesso, por isso oito números depois os autores resolveram trazer o cientista de volta, agora como o super herói Homem Formiga. A estréia com seu traje heroico ocorreu portanto em Tales to Astonish 35.

A partir daí Hank Pym virou uma figura recorrente na Marvel, sendo um dos primeiros heróis criados pela dupla Lee e Kirby, diferente de figuras como Thor e Hulk no entanto, Pym nunca fez muito sucesso, permanecendo como coadjuvante e sem revista própria. O que explica tal fato além do óbvio ridículo que cerca o personagem é que a trajetória de Pym foi absolutamente tortuosa, pois ninguém sabia muito o que fazer com esse cara.

Primeira aparição apenas como cientista

Primeira aparição apenas como cientista

Primeira aparição como Homem-Formiga

Primeira aparição como Homem-Formiga

Um breve histórico de Hank Pym.

Depois que desenvolveu as partículas pym e o traje especial que lhe concedeu poderes, Hank passou a combater o crime e logo numa de suas primeiras aventuras ele conhece a socialite Janet Van Dyne, se apaixona por ela e a ajuda a vingar o pai que fora assassinado.

Essa mulher é uma santa pra aguentar esse cara

Essa mulher é uma santa pra aguentar esse cara

Pym desenvolve um traje para sua nova namorada que permite que ela encolha também, além disso ela ganha uma par de asas e a habilidade de disparar ferrões elétricos, assim ela se torna a companheira de combate ao crime do herói, a Vespa (que grande dupla…).

Algum tempo depois os heróis encolhedores juntam-se ao Hulk, Homem de Ferro e Thor para formar os Vingadores (por que a equipe precisaria dos dois é um mistério) e se tornam membros fixos da equipe.

Começa então as idas e vindas de Hank Pym, ele passa por diversas mudanças de identidade durante esse período. A primeira ocorre quando ele desenvolve a capacidade de aumentar seu tamanho e resolve adotar o codinome Gigante ( isso aconteceu em Tales to Astonish 49). Depois disso ocorre um racha nos Vingadores que afasta todos os membros originais, sobrando para o Capitão América a tarefa de formar uma nova equipe. Pym fica fora dessa patota reunida pelo Capitão e só retornaria em Avengers 28 e de novo mudaria seu nome, agora para Golias.

A primeira formação dos heróis mais poderosos da Terra!

A primeira formação dos heróis mais poderosos da Terra!

E aí que Pym começa a pirar na batatinha, o herói tinha complexo de inferioridade (santa ironia), sérios problemas mentais e transtorno de personalidade (santa ironia 2), conforme o herói foi ficando mais instável e maluco ele trocou novamente sua identidade, desta vez adotando o nome Jaqueta Amarela. (wtf???)

Ant-Man-3

Pym e suas múltiplas personalides

(Em defesa de Pym, esse nome em inglês é Yellow Jacket que é o nome de um tipo de vespa. O tradutor coitado não sabia o que fazer, porque a esposa dele já tinha o nome vespa e aí não sobrava muita coisa. O que ele iria fazer? Traduzir como Marimbondo? Zangão? Abelhudo? Ferrão? Sei lá, as opções eram ruins e a escolha acabou sendo essa horrorosa tradução literal mesmo.)

É com essa roupa que Pym achou que viraria um badboy respeitável

É com essa roupa que Pym achou viraria um cara durão e respeitável

O que aconteceu foi o seguinte, Pym era frouxo demais para pedir Janet em casamento, aí um acidente no laboratório fez com que ele cheirasse alguns gases que despertaram a personalidade desinibida do Jaqueta Amarela. Pym conseguiu casar com a Vespa mas seguiu mais irregular do que nunca, tornou-se irresponsável, bipolar e acabou trazendo um monte de dores de cabeça para a esposa e os Vingadores. Depois que ele colocou estupidamente inocentes em risco, o Capitão América resolveu suspendê-lo do grupo e julgar suas ações, Hank ficou possesso e teve mais uma ideia “brilhante”, ele construiu um robô, que possuía apenas um ponto fraco, para atacar os heróis. O plano era aparecer como o salvador da pátria quando os Vingadores mais necessitassem, já que somente o Jaqueta Amarela saberia como parar o robô.

O problema é que a Vespa descobriu a tramoia e tentou fazer com que o marido deixasse de ser estúpido, é então que Hank Pym protagoniza um dos momentos mais baixos que um super herói já teve nos quadrinhos e desce um tapão na fuça da esposa. 

Pym sendo o rei dos babacas.

Pym sendo o rei dos babacas.

Pronto, fundo do poço alcançado. O plano do Jaqueta obviamente não dá certo, ele acaba sendo chutado dos Vingadores, Janet pede o divórcio e Pym acaba na pobreza (porque o zé ruela dependia da ex-esposa rica)

Eventualmente Pym recobrou sua personalidade e um pouco de vergonha na cara e conseguiu se redimir perante os seus pares e ex-esposa, durante um tempo ele abandonou qualquer personalidade heroica e trabalhou ao lado dos Vingadores apenas como cientista.

Pym e seu bom gosto pra se vestir

Pym e seu bom gosto pra se vestir

Mesmo depois de toda essa desgraceira Pym continuou a ter altos e baixos, ele voltou a atuar como o Gigante ao lado dos Vingadores, ele pediu a Janet em casamento de novo e teve o pedido recusado, viu a morte de Janet durante os eventos da saga Secret Invasion e adotou o codinome de Vespa em homenagem à falecida.

Pym mostrando seu senso de moda peculiar novamente

Pym mostrando seu senso de moda peculiar novamente

Mais tarde ele participou da busca pela ex-esposa morta, que não estava tão morta no fim das contas e ele voltou a ser o Gigante mais uma vez (bom, vamos ver até quando)

É isso, esse é Hank Pym, o Homem Formiga maluco que vive trocando de identidades é cheio dos complexo e só faz merda. Nos quadrinhos ele inclusive é o criador do robô Ultron que é uma máquina assassina e psicótica criada a partir dos padrões mentais de Hank. Ou seja, poucos heróis conseguem ser tão trapalhões e complicados quanto Hank Pym

Scott Lang

marvel-premiere-47-first-appearance-new-ant-man

Como Pym é basicamente um perturbado, os produtores do filme preferiram focar no segundo Homem-Formiga. Scott Lang é um ex-ladrão que desesperado para salvar a vida da filha que sofria de uma doença cardíaca rouba o traje de Pym para invadir uma companhia de alta tecnologia, onde existem recursos capazes de curar a menina. Depois que consegue salvar a garota e derrotar o vilão Darren Cross, Lang pretende devolver o traje de Pym, mas o Homem Formiga original fica comovido com a atitude de Scott e o incentiva a manter o traje e agir como herói.

A partir daí Lang começa a atuar como herói solo, auxiliando aqui e ali outros heróis. Mais tarde ele conseguiu ser aceito como membro dos Vingadores e acabou morrendo nas mãos de uma Feiticeira Escarlate enlouquecida. Sua querida filha então assumiu temporariamente o papel do pai como a heróina Estatura, mas como já virou praxe nos quadrinhos atuais, Scott Lang acaba retornando dos mortos. (Ninguém respeita mais a morte nos quadrinhos)

cass

Pai e filha

Eric O´Grady

82_AntMan

Eric era um agente da Shield de baixa patente, pilantra e louco para subir na vida. Sabe-se lá deus por quê, ele achou que conseguiria tal coisa roubando o novo traje de Homem-Formiga que Pym tinha desenvolvido. Diferentemente de Lang, ele roubou o traje para seduzir mulheres, ganhar dinheiro e atormentar seus inimigos, Eric é meio perturbado como Pym e ele fica dividido entre seus desejos egoístas e a necessidade de ser aceito pelos outros.

A série de Eric teve vida curta e se centrava no lado cômico do herói, Grady é o mais cretino de todos os que usaram a alcunha de Homem Formiga, pois entre as grandes vantagens que ele viu em usar o traje foi ficar diminuto para poder ver mulheres tomando banho ou trocando de roupa sem ser percebido.

Bom, é isso galera, eis os três Homens-Formiga, um perturbado, um herói de segunda linha e um tarado. Com esses poderes e essas personalidades eles merecem seu devido lugar na Liga dos Perdedores

E se você quiser rever os outros digníssimos perdedores clique aqui.

You may also like
tn-marvel-puzzle-quest-capa-full
Marvel Puzzle Quest – Dicas para aprender a jogar
10 curiosidades sobre o Homem de Ferro
Marvel x DC (animação feita por fãs)
Liga do Mal Feito 2: Metaloide

4 Responses

  1. Pingback : Crítica - Homem-Formiga - Tartaruga Cósmica

  2. Wanderson Silva

    Cara você tem todo o direito de não gostar do Ant Man, mas falar que Hank Pym/Ant Man/Scott Lang são perdedores? Você foi muito infeliz em escrever isso, meus olhos sangraram!

  3. Wanderson Silva

    5 Motivos para esse site ser uma merda

    1 – Adoram SH clichês! Aposto que você adora o Superman.. adora ver Smallville comendo sorvete de morango e ficam putinhos quando o Clark ficando de nhen nhen nhen com a Lana ou a irmã dela.
    2 – O nome do site ou blog ou a merda que for (Tartaruga Cósmica)? E quer falar mal do Ant Man?
    3 – O autor dessa merda disse que foi “picado por um Gibi”, nossa cara vc é virgem?
    4 – Pra que criar a porra de um conteúdo pernicioso e ficar falando mal de um SH que você não gosta?
    5 – Tudo depende de quem resgata o personagem e dar nova vida a ele, o X-MEN não era lá essas coisas no começo, até acertarem com personagens (Carcaju) e histórias novas… nos anos 90 tornou-se sucesso absoluto.

    Faça algo legal com personagens que não são tão conhecidos, olhe para o novo e veja que todos no mundo dos quadrinhos, animações ou filmes tem seu valor! Depende de quem ta fazendo a bagaça!

Deixe uma resposta