Home > Artigos > Cinema & TV > Dica de Filme: A Chegada

Fala Nerd, Nerdasso e Nerdmaster!

Estou aqui pra falar do filme A Chegada “The Arrival” dirigido por Denis Villeneuve como mais uma dica de filme.

A película fala sobre a chegada de alienígenas na Terra, em enormes espaçonaves que parecem com conchas de pedra. Elas param ao redor do mundo, e nessas grandes conchas flutuantes existem alienígenas que parecem polvos gigantes. E neste contexto entre humanidade e Alienígenas bizarros que começa a batalha pra conseguirem se comunicar, eles querem nos falar porque vieram pra Terra, mas nós não conseguimos entendê-los.
Ai que entram um cientista e uma linguista, para conseguir traduzir o que os grandes polvos vieram nos contar.

O filme tem uma narrativa lenta, e é uma ficção científica bem pé no chão, com alguns absurdos que pertecem ao gênero, mas bem contido, então se está esperando por um Star Wars ou Matrix, esse não é o seu filme, mas é um filme que o deixará refletindo por horas.

Por deixar muitas pontas soltas para interpretações distintas, cada um que assiste o filme cria teorias diversas sobre o que viu. Seu roteiro enigmático faz isso muito bem e foi ai que ele me conquistou. Seu diretor Denis Villeneuve com a ajuda do roteiro bem amarrado, de forma cuidadosa brinca com o poder da comunicação oral e principalmente da escrita, e até onde elas podem nos levar.


Como seria o mundo se todos falássemos a mesma língua? Ou se conseguíssemos entender o que as baleias e os golfinhos falam, ou nossos cachorros e gatos? Nossa percepção mudaria, e muito. A Chegada trabalha muito bem isso, trazendo essa é outras reflexões à tona.

Muitos disseram que a Amy Addans está excelente e merecia estar concorrendo ao Oscar e até ganhar, eu sinceramente achei a interpretação dela interessante, mas só, todos os atores estão bom, mas só isso, nenhum se destaca de tal forma a ser lembrado depois, não por culpa deles, o filme valoriza o roteiro, por isso os atores e seus personagens estão ali apenas guiar este roteiro e nada mais que isso.

O filme é muito bom, arrisco dizer que um dos melhores do ano passado, algumas comparações com o clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço são exageradas, mas A Chegada é uma bela película, se você está procurando um filme que fuja um pouco dos filmes atuais, está aqui um filme para você.

Deixe uma resposta