Home > Artigos > Dica de Filme: A Dança dos Vampiros

Dica de Filme: A Dança dos Vampiros

Fala Nerd, Nerdasso e Nerdmaster!

A dica de filme será com os vampiros, já que eles sempre estão em alta. O escolhido desta vez, é um que realmente vale a pena você perder umas duas horas de sua vida pra assistir: o clássico A Dança dos Vampiros (The Fearless Vampire Killers), do diretor Roman Polanski.

A trama do filme trata de dois atrapalhados caçadores de vampiros, o grande pesquisador e professor Abronsius (Jack Macgowran) e seu jovem pupilo Alfred (Roman Polanski). Os dois vão até a Transilvânia, para que o professor consiga provar sua louca teoria de que vampiros existem e, assim, poder acabar com os monstros. Lá, o jovem Alfred conhece e se apaixona pela bela Sarah (Sharon Tate), filha do dono da estalagem onde eles se hospedam. O que os dois não sabem é que, neste local diabólico, realmente existem vampiros e que lá está o mais engraçado vampiro da história do cinema, o conde Von Krolock (Ferdy Mayne). E é num baile chique dos sanguessugas que toda a magia acontece.

2

Dentro do gênero do “Terrir”, Polanski satiriza, de maneira brilhante, o universo dos filmes de Vampiro. Todos os seus elementos estão lá, mas de uma forma muito engraçada e irônica. Temos um conde assustador, camponeses que sabem da existência do mal, mas preferem ignorá-lo, evitando falar sobre o assunto, um castelo totalmente gótico, lindas mulheres, cães terríveis e um corcunda monstruoso que é o guardião da cripta do vampiro.

O filme é todo engraçado. Para começar, o professor Abronsius se parece muito mais com um cientista louco, do que com um grande caçador de vampiros. O jovem Alfred, é totalmente covarde e o corcunda é tão assustador, que chega a ser engraçado. E é nesse ponto que Polanski destrói, pois o filme não entra no “besteirol” que duvida da capacidade intelectual do espectador. Ele desconstrói o universo vampiresco de forma séria e sutil. A trilha sonora é uma prova disso, ela é assustadora, dando um clima tenso para a história, que é engraçada e descontraída e um paradoxo fabuloso, além de sacadas geniais, como um vampiro judeu que não é afetado por cruzes.

3

Polanski também tem uma mão firme na direção. O rapaz sabe realmente o que deseja do seu filme, mesclando momentos tensos sem perder a diversão. Um exemplo disso são os momentos em que a fita fica acelerada, dando o tom pastelão para a película. Isso fica evidente quando os vampiros perseguem os caçadores pelo castelo, tornando o momento, que seria tenso, muito engraçado. O roteiro e o texto também são muito bons. O diálogo do professor com o conde sobre uma nova raça de morcegos, é hilária. E a passagem de Polanski como ator, não pode ser deixada de lado, principalmente quando ele solta seu gritinho de medo.

Então é isso, está ai minha dica de filme para você assistir antes do Sol nascer. Todos deveriam assistir a este filme antes de morrer, principalmente os fãs de filmes de vampiros. Por isso é bom correr para ver logo o filme, pois não somos imortais como o conde e seus comparsas.

4

Curiosidades:

O filme, quando passou nos EUA, teve uma animação antes da abertura Muitos dizem que ficou legal, mas com isso teve algumas cenas cortadas. Polanski não gostou e pediu que seu nome fosse tirado dos créditos.

A atriz Sharon Tate era esposa de Polanski na época, pois esta é uma das marcas do diretor, dirigir suas esposas. Infelizmente, a bela atriz foi assassinada pelos seguidores do maníaco Charles Manson.

(The Fearless Vampire Killers, 1966, EUA)
Direção: Roman Polanski
Elenco: Jack Macgowran, Sharon Tate, Alfie Bass, Ferdy Mayne, Roman Polanski.
Duração: 107 minutos.
Os Extras do DVD:
FORMATO DE TELA: Widescreen Anamórfico 16X9 / LEGENDAS: Inglês, Português, Espanhol / ÁUDIO: Inglês Dolby Digital / EXTRAS: A Dança dos Vampiros – Curso para iniciantes; Trailer.

1 Response

  1. A história dos vampiros é antiga. O cinema e a literatura sobre vampiros são muito interessantes! Se você gosta deste tópico, você provavelmente assista Anjos da Noite Legendado ❤️ Poucos seres fantásticos são tão interessantes quanto os vampiros, estes são seres sedutores e misteriosos! Eu realmente recomendo!

Deixe uma resposta